Eleições municipais têm candidato único para prefeito e vice em Oriente

Apenas quatro partidos fizeram convenções em Oriente para a escolha de pré-candidatos nas Eleições 2024. E apenas um nome foi escolhido para concorrer ao cargo de prefeito no dia 6 de outubro. Geraldo Matheus Moris, do PP (Progressistas), atual prefeito, vai disputar pela quarta vez o cargo mais alto no Executivo de Oriente, ao lado de Cristiano José do Santos, o Cris, também atual vice-prefeito.

Moris foi oficializado na reunião do partido no último dia 1º de agosto. No mesmo encontro foi definida a coligação entre PP, Republicanos e União Brasil, com o nome “Avança Mais, Oriente!”. Os três partidos também anunciaram as pré-candidaturas no Legislativo e optaram por dez nomes cada um, respeitando a porcentagem mínima de mulheres. 

O único concorrente em Oriente, fora dessa coligação e com ata registrada no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é o Solidariedade, que colocou no documento nove candidatos a vereador, sendo três mulheres. O partido não fez escolhas, de acordo com a ata, de pré-candidatos ao Executivo, seja de prefeito ou vice.

Sendo assim, Geraldo Matheus Moris e Cris são os únicos que aparecerão nas urnas de Oriente para a escolha na prefeitura, em outubro. Neste caso, pela legislação eleitoral, para que o candidato seja eleito, pelo menos metade do eleitorado da cidade, mais uma pessoa, deve comparecer às urnas. Desse total, apenas um voto precisa ser nele, e contam também os brancos e nulos. Ou seja, mesmo que os eleitores não votem no candidato, precisam comparecer para que ele consiga se eleger. Caso contrário, a eleição é anulada.

De acordo com o último levantamento feito pelo TSE, Oriente tem atualmente 5.147 eleitores, sendo 2.482 homens e 2.665 mulheres. Ou seja, Moris precisará do comparecimento de 2.574 pessoas no dia do pleito.

Leia também