sexta-feira, 18
de
outubro
de
2024
⛅ 18°C

Eleições para a Câmara de Pompeia têm 63% dos atuais vereadores no páreo

Sete vereadores da atual composição da Câmara de Pompeia tentam a reeleição no pleito do próximo dia 6 de outubro. Atualmente, a Casa de Leis tem onze cadeiras e os outros quatro que não estão no páreo vão disputar como candidatos principais e vices nas eleições para o Executivo. 

Segundo dados do DivulgaCand, são 70 concorrentes ao Legislativo, já que quatro foram considerados inaptos pela Justiça Eleitoral, todos da Federação Brasil de Esperança (PT/PCdoB/PV). Entre os que tentam uma vaga, 28 são mulheres.

Tentam a reeleição os vereadores Carlos Eduardo Schmidtt Andrade (Republicanos), Nilson Fernandes da Silva (PSD), Plínio José Arf Leal (Pode), Rodolfo Filgueira Marino (MDB), Valdir Cervelin (MDB), Vanderlei Ribeiro dos Santos (Novo) e Waldemar Merencio da Silva Neto (PSD).

Além deles, estão na disputa para o cargo de prefeito o atual presidente do Legislativo, Jorge Luiz Chicarelli Martin, o Jorginho (Progressistas), e Diogo Montefusco Ceschim Silva (Pode), e como vices Rogério Teixeira Barbosa, o Pida (PSD), e Carlos Rogério Barbosa (Novo), respectivamente. Nesta semana as urnas eletrônicas estão sendo carregadas com os sistemas eleitorais, dados de eleitores e candidatos. Conforme informa o DivulgaCand, todos os nomes na disputa pelo Executivo em Pompeia já constam nas urnas.

O eleitorado apto para as eleições municipais deste ano em Pompeia, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é de 16.230, número 2,76% menor do que o registrado em 2020. Do total de aptos para ir às urnas, 52% são mulheres e 48% homens. A faixa etária predominante é de 45 a 49 anos e a escolaridade o ensino médio completo.

A votação será iniciada às 8h e, se não houver eleitores na fila, encerrada às 17h, sempre de acordo com o horário de Brasília (DF). Primeiro, os eleitores vão votar para o cargo de vereador e depois para o de prefeito.

Leia também