Eleitorado apto para votação de outubro é 7,3% maior em Ocauçu

Números divulgados ao O DIA pelo cartório da 180ª Zona Eleitoral de Marília mostram evolução no eleitorado de Ocauçu superior a 7% na comparação com as eleições municipais de 2020. Segundo a chefe do cartório eleitoral, Camila Martins Grande, para o pleito de 6 de outubro, o município tem 3.452 eleitores aptos a irem às urnas em 13 seções eleitorais e em dois locais de votação.

Esse número é 7,37% maior que o das eleições de 2020 e 4,95% que as de 2022, quando foram eleitos presidente e governador. De acordo com as estatísticas disponibilizadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do total do eleitorado apto do município este ano, só 5,21% não realizaram o cadastramento biométrico. Camila comenta que, apesar destes eleitores não terem coletado a biometria, poderão votar em outubro se estiverem com a situação eleitoral regular, já que o pleito ainda será híbrido.

Nas eleições municipais de 2020, do eleitorado apto a votar em Ocauçu, que era de 3.215, os dados do TSE revelam que 85,41% compareceram às urnas nos locais de votação e a abstenção chegou a 14,59%. Em outubro, os eleitores escolherão prefeito, vice-prefeito e os vereadores para mandatos até 2028. 

CONVENÇÕES /As convenções partidárias para a escolha dos candidatos que vão disputar os cargos de prefeito e vereadores deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Segundo o TSE, elas podem ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido. 

Após a escolha dos candidatos, a legenda já pode solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, o que deve ser feito até 15 de agosto.

Leia também