terça-feira, 26
de
agosto
de
2025
☁️ 17°C

Em pleno Novembro Roxo, doações no Banco de Leite Humano apresentam queda

O número de doadoras de leite materno vem caindo desde maio, quando saiu de 48 para 34 (Foto: Fiocruz)

O mês de novembro também é conhecido pela cor roxa, tom escolhido para simbolizar as campanhas destinadas à conscientização sobre os nascimentos prematuros, que em todo o mundo afetam 15 milhões de crianças a cada ano. O Brasil ocupa hoje a 10ª posição no ranking mundial de países com mais nascimentos fora do tempo, com aproximadamente 302 mil bebês com menos de 37 semanas de gestação.

O mês foi escolhido já que, no dia 17, no próximo domingo, é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. De acordo com o Ministério da Saúde, uma das metas do Novembro Roxo é propor ações para reduzir as taxas de prematuridade em toda rede de saúde do país e chamar atenção para o cuidado com esses recém-nascidos. Entre as iniciativas que levam ao adequado desenvolvimento dessas crianças está o aleitamento materno, que tem a finalidade de fomentar a proteção, promoção e apoio à distribuição desse alimento.

Mas atual situação do Banco de Leite Humano de Marília não é boa em relação ao estoque. O local, que atende a cidade e diferentes hospitais da região, registrou em outubro apenas dois atendimentos em grupo, enquanto em agosto foram 33. Já o atendimento individual foi o quarto menor do ano, com apenas 101 realizados. E o número de doadoras vem caindo desde maio, quando passou de 48 para 34, sendo o segundo menor de 2024. Em contrapartida, a quantidade de bebês receptores foi o maior dos últimos dez meses, chegando a 40. Quase a quantidade de agosto e setembro somados. No último mês, mais de 96 litros de leite humano foram doados, enquanto a coleta ficou em pouco mais de 54 litros. Por isso, é importante que o estoque esteja em dia.

As mulheres que podem fazer doações devem procurar o Banco de Leite de Marília na rua 15 de Novembro, 50, ou pelo telefone (14) 3413-8696. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, com possibilidade de coleta domiciliar.

Leia também