quarta-feira, 6
de
agosto
de
2025
☁️ 18°C

Emdurb lança campanha Maio Amarelo 2025 em Marília

Campanha busca promover conscientização no trânsito. Paradas educativas serão realizadas ao longo do mês. Foto: Divulgação

A Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília) lançou nessa terça-feira (6) a campanha Maio Amarelo 2025, com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. O evento foi realizado na sede da autarquia, com a presença de autoridades e parceiros.

O presidente da Emdurb, Paulo Alves, destacou que o objetivo da campanha é conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito, incentivando o respeito à sinalização e às normas de circulação. “Vamos promover paradas educativas em empresas e ações na Santa Casa e no Hospital das Clínicas. Queremos reduzir os acidentes por meio da informação e da responsabilidade”, afirmou.

Segundo dados da Emdurb, quase 80% dos acidentes com mortes no trânsito em Marília envolvem motociclistas, e a sexta-feira é o dia com maior número de ocorrências. “Estamos implementando ações para reduzir essas estatísticas. A responsabilidade individual precisa se tornar uma prioridade coletiva”, completou o presidente.

A campanha conta com parcerias do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Automóvel Clube de Marília e da Companhia Sopa de Comédia, que vai levar mensagens de conscientização por meio do teatro.

A diretora técnica do Detran-SP, Fernanda Cury, destacou a importância da iniciativa. “A campanha busca uma mudança de comportamento no trânsito e o Detran-SP e seus parceiros como as prefeituras realiza um trabalho contínuo. A vida precisa estar acima da pressa, da distração e da imprudência”, disse.

Maio Amarelo/Criado em 2014, o Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A cor amarela simboliza atenção e sinalização de advertência no trânsito. Durante todo o mês, órgãos públicos, empresas e entidades promovem atividades educativas, com foco na preservação da vida.

De acordo com dados da (OMS) Organização Mundial da Saúde, cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito no mundo. No Brasil, são mais de 30 mil mortes anuais, além de milhares de feridos com sequelas permanentes.

O movimento busca engajar a sociedade civil e o poder público em um esforço conjunto para tornar o trânsito mais seguro para todos — motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Leia também