O projeto “Amor de Criança”, desenvolvido na Unimar (Universidade de Marília), recebeu mais R$ 50 mil de emenda destinada pelo vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), e valor será investido em tratamento inovador com o uso da toxina botulínica, que já está em andamento e beneficia 300 crianças com acometimento neurológico grave. Com esta nova emenda, são R$ 100 mil destinados pelo vereador ao projeto, e para o Orçamento do próximo ano há previsão de mais recursos.
“Acompanho o projeto desde o início, então é uma alegria muito grande poder ajudar. É um trabalho extraordinário e isso [destinação de emenda] é uma forma de agradecimento ao doutor Francisco Agostinho [coordenador do projeto] e toda a sua equipe, além da família Mesquita Serva, que dá apoio incondicional ao Amor de Criança. Esse recurso será usado em um tratamento inovador e que faz diferença, auxiliando na movimentação das crianças com limitações”, destaca o vereador.
O uso da toxina botulínica no tratamento de crianças com acometimento neurológico grave teve início no ano passado no projeto. Os resultados têm sido positivos em pacientes com paralisia cerebral com grande rigidez muscular, que dificulta a movimentação, causa dores e luxações. Ao relaxar a musculatura, as ações de reabilitação são potencializadas e há melhora na qualidade de vida do paciente.
“O Amor de Criança é uma referência nacional na área. Graças a este trabalho, crianças com paralisia cerebral que não tinham esse amparo do sistema público estão tendo acesso a um tratamento de primeira qualidade e as famílias sendo acolhidas”, diz Danilo da Saúde.
Os atendimentos do projeto ocorrem no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) da Unimar. Atualmente, cerca de 500 crianças e adolescentes são acompanhadas pelo “Amor de Criança”.