Emprego formal tem melhor primeiro bimestre desde 2022 em Quintana

Vista de Quintana, cidade que gerou mais oportunidade com carteira assinada. Foto: Reprodução/Internet

Levantamento feito pelo O DIA nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ligado ao Ministério do Trabalho, mostra que Quintana apresentou este ano o melhor resultado do emprego celetista para um primeiro bimestre desde 2022. Entre janeiro e fevereiro deste ano, a cidade gerou um saldo (diferença entre admissões e demissões) de 45, volume superior ao registrado em 2023, com 33, e 2022, com 44. Números de março ainda não foram divulgados pelo órgão federal.

O Caged revela ainda que o saldo do primeiro bimestre de 2024 é resultado de 170 admissões e 125 desligamentos. Os setores que geraram mais oportunidades com carteira assinada são serviços (14), indústria (14), agropecuária (17) e comércio (seis). O único que apresentou saldo negativo foi construção civil (menos seis).

Quintana, no período, contratou mais homens que mulheres, sendo 28 e 17, respectivamente. As faixas etárias predominantes dos trabalhadores contratados são de 30 a 39 anos, 18 a 24 e de 40 a 49. A maior parte deles tem ensino médio completo e superior completo.

Os grupos que mais abriram postos formais em Quintana no primeiro bimestre são trabalhadores de produção de bens e serviços industriais, trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca, trabalhadores em serviços administrativos e trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.

ESTOQUE /Ainda conforme os dados do Caged analisados pela reportagem, o estoque do emprego formal em Quintana até fevereiro deste ano é de 1.622, número maior que o registrado no ano anterior, que era de 1.577. Em relação ao ano de 2022, o crescimento no estoque é de 10,9%.

Leia também