A concessionária que é responsável pela rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, a SP-294, que cruza a região Norte de Marília, agora administra o trecho com a Licença Ambiental de Operação, emitida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A licença vale para toda a malha viária da empresa.
De acordo com a Eixo SP, o processo de licenciamento foi viabilizado a partir da regulamentação da nova legislação publicada em março deste ano, desenvolvida em conjunto pela Cetesb e pelas concessionárias de rodovias. “A concessão da primeira Licença Ambiental de Operação é resultado do compromisso das nossas equipes, principalmente com a qualidade das entregas e no desenvolvimento de novas ferramentas para auxiliar nas ações de proteção ambiental, que se dedicaram intensamente para atender todas as exigências da nova legislação e alcançar esse marco”, afirma Alex Montagner, coordenador de Meio Ambiente da concessionária.
A emissão da licença reconhece a implementação de iniciativas estruturadas em diversas áreas, incluindo proteção ambiental, com ações de monitoramento e conservação da fauna e flora, gestão de recursos hídricos, com o controle da qualidade das águas e uso eficiente de recursos naturais, prevenção e combate a incêndios, com programas para mitigar riscos, gestão de resíduos sólidos, com ações para destinação adequada e minimização de impactos, e educação ambiental, com projetos que engajam comunidades e colaboradores.
Ações que fazem parte também do trecho duplicado, que foi inaugurado em agosto deste ano. Segundo a empresa, são cerca de 10 mil veículos, em média, circulando diariamente entre Marília e Oriente, em ambos os sentidos. As melhorias incluíram a construção de 10 quilômetros de vias marginais e de 7 quilômetros de ciclovias. Teve também a instalação de duas novas passarelas de pedestres e a readequação total de uma terceira.