quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
☁️ 20°C

Entenda como está a disputa eleitoral para o Legislativo de Vera Cruz

Quase 90% do atual mandato tenta a reeleição na Câmara de Vera Cruz (Foto: Câmara de Vera Cruz)

Neste domingo (6), os quase 8 mil eleitores aptos a votar em Vera Cruz vão poder escolher entre quatro candidatos a prefeito e 103 a vereador. No Legislativo, esse é o maior número de concorrentes desde 2016. Já no Executivo é, até o momento (caso não haja impugnação pós-eleições), a maior disputa dos últimos 20 anos.

Nas Eleições Municipais de 2024, apenas três candidatos à Câmara de Vera Cruz tiveram a candidatura impugnada até este sábado. Há quatro anos, a cidade registrou quatro impugnações no caminho do Legislativo, o que deixou o total de 81 candidatos aptos – número 21% menor do que o atual.

O recorde de pessoas na disputa por uma cadeira na Câmara foi em 2016, quando 128 registros foram feitos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Desses, apenas dois tiveram a candidatura impugnada. Já em 2012 o número de candidatos a vereador considerados inaptos pela Justiça Eleitoral foi 500% maior, com 12 indeferimentos. O total de candidatos autorizados a concorrer naquele ano foi de apenas 62.

REELEIÇÃO /Dos nove vereadores que atualmente ocupam uma posição no Legislativo de Vera Cruz, oito tentam a reeleição neste ano. Ou seja, 89% do atual mandato querem continuar na Casa de Leis da cidade.

Para isso, eles precisarão vencer pelo sistema proporcional de votação, no qual os parlamentares eleitos são definidos por meio de critérios de classificação que têm como base os cálculos do quociente eleitoral e do quociente partidário. Na eleição proporcional, o primeiro requisito para ser eleito é que o candidato obtenha uma votação de no mínimo 10% do quociente eleitoral. O segundo critério é estar entre os mais votados do seu partido ou federação. E isso depende da quantidade de cadeiras conquistadas pelo partido conforme o cálculo do quociente partidário.

Leia também