A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora “Nilce Delfini Diziola”, de Oscar Bressane, conquistou o prêmio Escola Ouro 2024. Premiação é concedida pelo governo estadual a escolas que superam as metas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) em alfabetização, com alunos do 1º ao 2º ano do Ciclo 1 do Ensino Fundamental.
Segundo a diretora da unidade escolar, Graziela Camilo Vieira, 88% das crianças matriculadas no 1º e 2º anos estão alfabetizadas, o que deu à escola o Índice de Excelência Educacional de 7,97. “Os números são resultado do comprometimento da equipe, do envolvimento dos pais, do projeto de leitura que realizamos e do apoio escolar que oferecemos no contraturno”, informou.
Há sete anos à frente da gestão da Emef, a diretora destaca que é muito gratificante ver os alunos se desenvolverem e fala sobre as metas a serem atingidas nos próximos anos. “Vamos aumentar as metas e atingir o desenvolvimento pleno do aluno.”
PRÊMIO /O Prêmio Excelência Educacional tem como critério o IEE (Índice de Excelência Educacional), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tem uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra ao regime de ensino em tempo parcial ou integral.
Por meio do Alfabetiza Juntos SP, programa de colaboração entre Estado e municípios para garantir avanços na alfabetização, apenas no ano passado, o Governo de São Paulo investiu R$ 300 milhões. As prefeituras podem aderir a uma ou mais ações do programa, que incluem a formação de professores (já adotada por 638 cidades), a Avaliação de Fluência Leitora (645 municípios participantes), a distribuição de material didático padronizado (509 municípios) e o uso da plataforma de leitura e disponibilização de obras literárias online Elefante Letrado (343 municípios).