sexta-feira, 18
de
outubro
de
2024
🌞 28°C

Escola do Legislativo promove roda de conversa sobre agricultura familiar

Região de Marília se destaca no Estado pela força da agricultura familiar - Foto: Governo de SP

Seguindo a programação do ano, a Escola do Legislativo da Câmara de Marília realiza uma roda de conversa, no próximo dia 14 (segunda-feira), a partir das 15 horas. Desta vez, o tema escolhido é “Do campo à mesa: a voz da agricultura familiar”, uma oportunidade para a discussão e reflexão sobre a importância da agricultura familiar na região.

A agricultura familiar é caracterizada por pequenas propriedades, onde a família é a principal responsável pela gestão e trabalho na produção agrícola. Essa modalidade é reconhecida oficialmente pela Lei 11.326/2006.

Segundo dados da secretaria de estado da Agricultura e Abastecimento, a região de Marília tem a maior participação do estado, com 50 municípios envolvidos, no Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. O programa desenvolvido pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) estimulou a formação das associações de produtores como representou um forte trabalho de controle de voçorocas.

As propriedades de agricultura familiar somam 3,9 milhões no país, representando 77% de todos os estabelecimentos agrícolas. Já em área ocupada, são 23% do total, o equivalente a 80,8 milhões de hectares. Para se ter uma ideia, isso é quase toda a área do estado do Mato Grosso.

Essas propriedades são responsáveis por 23% do valor bruto da produção agropecuária do país e por 67% das ocupações no campo. São 10,1 milhões de trabalhadores na atividade. Desses, 46,6% estão no Nordeste. Em seguida aparecem o Sudeste (16,5%), Sul (16%), Norte (15,4%) e Centro-Oeste (5,5%).

“Queremos ouvir as vozes dos produtores e fortalecer a conexão entre o campo e a mesa dos consumidores”, disse Karenina Machado da Silva, diretora e coordenadora pedagógica e de projetos da Escola do Legislativo.

A Escola do Legislativo de Marília é uma iniciativa que oferece cursos, palestras, oficinas e visitas orientadas, fomentando a formação cidadã e política, tanto para nossos vereadores, assessores e funcionários, como para a população geral.

 

Leia também