quinta-feira, 18
de
dezembro
de
2025
☁️ 22°C

Escolas de Marília e Pompeia passam a ofertar EJA de presença flexível em 2026

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) vai ampliar, a partir do próximo ano letivo, a oferta da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no modelo de presença flexível, que passará a contar com 151 unidades na rede estadual — sendo 108 escolas de Ensino Médio com oferta exclusiva no período noturno e 43 Ceejas (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos).

Na região de Marília, duas escolas estão aptas a oferecer o Ensino Médio na modalidade de presença flexível: a EE Profa. Sebastiana Ulian Pessine, em Marília, e a EE Cultura e Liberdade, em Pompeia.

O modelo é voltado a estudantes maiores de 18 anos que precisam conciliar os estudos com trabalho e responsabilidades familiares. A proposta segue formato semelhante ao adotado nos Ceejas, permitindo que o aluno organize seu próprio percurso formativo, iniciando pelos componentes curriculares com os quais tem maior afinidade ou necessidade, com acompanhamento dos professores.

As escolas que adotam o modelo de presença flexível oferecem dois itinerários de aprofundamento curricular. No itinerário de Matemática, os estudantes têm acesso a percursos que aprofundam competências da área, com temas aplicados e práticas integradoras previstas no Currículo Paulista. Já no itinerário de Linguagens e suas Tecnologias, o percurso formativo amplia a compreensão crítica do mundo contemporâneo, articulando conhecimentos de linguagens, sociologia, geografia e demais componentes da área.

A proposta adota metodologias voltadas ao ensino individualizado, com projetos, oficinas e diferentes instrumentos de avaliação. Em cada disciplina, o estudante deverá realizar quatro avaliações processuais e uma avaliação final, respeitando o intervalo mínimo de três dias letivos entre as aplicações.

A ampliação da EJA de presença flexível ocorre de forma paralela à oferta de presença regular, mantida em cerca de 600 escolas estaduais, ampliando as possibilidades de acesso à educação para jovens, adultos e idosos, conforme suas rotinas e necessidades de aprendizagem.

Leia também