sexta-feira, 12
de
setembro
de
2025
☁️ 19°C

Estado aprova Cadeia Produtiva Local do Turismo Corporativo de Marília e Região

Foto: Divulgação

O Governo do Estado de São Paulo aprovou a criação da CPL (Cadeia Produtiva Local) do Turismo Corporativo de Marília e Região. A oficialização foi publicada no Diário Oficial do Estado na última semana. O reconhecimento garante que os municípios da Região Turística Alto Cafezal — formada por Marília, Garça, Gália, Vera Cruz e Ocauçu — possam solicitar recursos específicos para o desenvolvimento de projetos no setor.

As CPLs fazem parte do Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais – SP Produz, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é fortalecer arranjos produtivos regionais, estimulando inovação, cooperação entre instituições e empresas, redução de custos e crescimento sustentável.

Em maio, representantes da governança do turismo regional elaboraram um planejamento estratégico de negócios com objetivos, oportunidades, cadeia de valor e postos de trabalho. O projeto foi aprovado em duas etapas, sendo reconhecido como “CPL Consolidada”, classificação que garante acesso a editais de financiamento estadual.

O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, destacou a importância da união de diferentes setores na conquista. “O turismo é multidisciplinar e só se desenvolve com a união de todos. Aqui em Marília e região nós temos isso, com a participação de entidades como a Adipa, Sebrae, Sinhores, Comtur, Convention & Visitors Bureau, Codem, além das prefeituras e da iniciativa privada”, afirmou.

O cenário estadual também é de otimismo para o setor. De acordo com sondagem do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens, 86% dos municípios paulistas acreditam que a temporada da primavera de 2025 será melhor que a do ano passado. O levantamento aponta como razões o planejamento de eventos e atrações turísticas (96%), investimentos em obras e melhorias (92%) e ações de divulgação das tradições e cultura local (97%). A pesquisa ainda destaca que 90% das cidades realizaram iniciativas de conscientização ambiental, e que a taxa média de ocupação dos meios de hospedagem deve chegar a 62,5% neste período.

Leia também