Estado de SP prorroga vacinação contra a gripe até 14 de julho

Dose da vacina contra a gripe é aplicada; imunizantes estão disponíveis até dia 14. Foto: Assessoria de Imprensa

A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou nota ao O DIA informando que a campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 14 de julho. Inicialmente, a ação seria encerrada no fim deste mês, mas, para ampliar a cobertura, foi estendida. Para ter acesso às doses contra o Influenza, basta comparecer a uma das unidades de saúde de Marília, de segunda a sexta-feira, com a carteirinha de vacinação e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

A campanha teve início em abril para alguns públicos prioritários, como crianças, gestantes, puérperas, professores do ensino básico, idosos, doentes crônicos, entre outros, sem atingir a meta estipulada de cobertura. Com isso, foi aberta à população em geral.

A Saúde estadual lembra que, nos períodos de inverno, as baixas temperaturas e o ar seco propiciam a proliferação do vírus Influenza, facilitando a transmissão de doenças respiratórias como gripe, rinite, além do agravamento de quadros de asma e sinusite.

“O imunizante ajuda a proteger contra as cepas atualizadas, por isso é recomendada a vacinação anual para reforçar o sistema imunológico”, destaca na nota a enfermeira e diretora da Divisão de Imunização, Ligia Nerger.

Nos grupos prioritários, a adesão à campanha no estado de São Paulo ficou em 43%.

Leia também