Estudantes do Ensino Médio da rede estadual já podem se inscrever para atuar como monitores e receber bolsa mensal por apoio pedagógico nas escolas. A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) abriu nova seleção do programa Aluno Monitor do Beem (Bolsa Estágio Ensino Médio), com 350 vagas na região de Marília para atuação em língua portuguesa e matemática. O prazo de cadastro segue até 6 de março.
Neste ano, podem participar alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, com idade mínima de 14 anos e frequência igual ou superior a 85% no último ano letivo. Também é exigido desempenho satisfatório nas avaliações da rede. Para estudantes da 1ª série, será considerado o resultado do 9º ano no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Já para alunos da 2ª e 3ª séries, a referência são as notas do Provão Paulista Seriado.
Os selecionados receberão bolsa de R$ 307,36 para jornada de oito horas semanais ou R$ 576,30 para 16 horas semanais, pelo período máximo de dez meses. A carga inclui monitoria, estudos, planejamento e participação na trilha formativa Multiplica Aluno Monitor. As atividades começam em 9 de março.
Os monitores atuam no componente de orientação de estudos, apoiando professores e acompanhando grupos de 10 ou 20 alunos do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio — nas escolas de período integral, também da 1ª e 2ª séries. Cada candidato deve optar por matemática ou língua portuguesa.
A inscrição deve ser feita pela plataforma SED (Secretaria Escolar Digital). Após análise dos critérios, os estudantes passam por entrevista nas escolas, etapa eliminatória. O edital completo foi publicado no Diário Oficial do Estado em 5 de fevereiro.