O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) recomenda que a população faça o uso racional de água enquanto a cidade enfrentar situação de estiagem, que já dura mais de dois meses. Segundo a prefeitura, a última chuva representativa no município ocorreu no mês de junho, entre os dias 13 e 15, quando caiu em Marília cerca de 70 milímetros. A administração recorreu aos dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que mostram que a partir dessas datas, nenhum milímetro de precipitação foi registrado na cidade até então.
Segundo o Daem, com toda essa situação, foi preciso acionar poços para complementar o abastecimento de bairros, principalmente da região Leste, área da cidade que apresenta atualmente a maior carência de água com o baixo volume da represa Cascata. Agora o sistema para esses moradores é mantido, além da represa Água do Norte, por três poços artesianos. Com a reconfiguração, foi interrompido a captação de água da represa Cascata. A manutenção da rede, que inclui ações preventivas e de reparos para evitar vazamentos, também foi intensificada.
O Daem alerta que as atitudes mais adequadas para o uso racional de água são evitar lavar pisos, calçadas, veículos, reduzir o tempo de banho e concentrar a lavagem de roupa em um único dia da semana, dentre outras rotinas que podem ser feitas pela população.