quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
⛅ 23°C

Evento une Outubro Rosa e Novembro Azul em campanha de prevenção ao câncer

Objetivo foi de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama e câncer de próstata (Foto: Divulgação)

A Superintendente do HBU (Hospital Beneficente Unimar), Márcia Mesquita Serva Reis, participou do evento “Outubro Rosa e Novembro Azul, metade que se completa”, promovido pelo CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura de Marília). A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de próstata, incentivando o autocuidado para homens e mulheres.

“Fico muito feliz com essas iniciativas, que são fundamentais para que a comunidade entenda a importância do autoexame. O câncer de mama, se diagnosticado precocemente, possui altas chances de cura e permite a retomada da autoestima das mulheres”, afirmou Márcia. Ela também destacou os esforços do hospital para oferecer atendimento de qualidade, com investimento em tecnologia e capacitação das equipes de saúde. “O HBU investiu muito, não só em tecnologia, mas em equipes extremamente preparadas e atualizadas para realizar um cuidado de excelência e personalizado, com o objetivo de buscar a cura dos pacientes que são acometidos pela doença”, acrescentou.

O encontro contou ainda com a presença da psiquiatra Dra. Andrea Simizu e da nutricionista Dra. Roberta Franco, que discutiram a importância do diagnóstico precoce e da informação para a prevenção. “Iniciamos este mês com uma campanha especial que une esforços em prol da conscientização sobre a saúde de mulheres e homens. Todos os anos promovemos o Outubro Rosa para enfatizar a importância da prevenção do câncer de mama, mas, neste ano, ampliamos nossas iniciativas para incluir o Novembro Azul, que foca na saúde masculina e na prevenção do câncer de próstata”, explicou Dynah Carvalho, integrante do CMEC.

Os participantes também acompanharam o depoimento do casal Renata e Edvaldo Moraes, que superaram juntos os desafios impostos pelo câncer, trazendo uma mensagem de força e resiliência. Além das palestras, o evento arrecadou kits de higiene feminina para doação a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade, e todos os valores obtidos com patrocinadores foram destinados integralmente ao GMADC (Grupo de Apoio aos Pacientes com Câncer e seus Familiares), que oferece suporte essencial a pacientes e familiares durante o tratamento.

Leia também