sábado, 11
de
outubro
de
2025
⛅ 19°C

Exames descartam sarampo e rubéola em morte de criança em Marília

A garota havia sido vacinada contra a doença; familiares alegam negligência médica e registraram um boletim de ocorrência (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou que os primeiros resultados laboratoriais referentes à Isabela Bacchi Nascimento, de 1 ano e 2 meses, falecida no último dia 5 de outubro com suspeita inicial de sarampo, apresentaram sorologia IgM e teste molecular (RT-PCR) negativos para a doença. O exame para rubéola (IgG) também teve resultado negativo. As demais análises complementares seguem em andamento.

Com os resultados, o município não possui casos confirmados de sarampo nem registro de óbitos decorrentes da doença. A secretaria reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção, disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde da cidade.

Segundo familiares, a criança apresentou febre e manchas no corpo no dia 2 de outubro. Ela foi atendida inicialmente em um consultório particular, onde recebeu diagnóstico de roséola. Com o agravamento dos sintomas, foi levada ao Pronto Atendimento da Unimed Marília, realizou exame de raio-X e foi liberada. No dia seguinte, diante da piora no quadro clínico, deu entrada na Santa Casa de Marília, onde desenvolveu pneumonia e sofreu parada cardiorrespiratória durante tentativa de intubação.

A Emei Mãe Cristina, onde a menina era aluna, afirmou inicialmente a suspeita de sarampo. As aulas chegaram a ser suspensas “em solidariedade”, segundo a Prefeitura.

A Secretaria da Saúde informou que o município monitora atualmente 42 casos suspeitos de sarampo, todos sem confirmação até o momento. A cobertura vacinal em Marília é de 86,7% para a primeira dose da vacina SCR e 73,48% para a segunda dose (tetraviral).

A Polícia Civil de Marília instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da morte e eventuais falhas nos atendimentos médicos, após registro de boletim de ocorrência por parte da família.

Leia também