Empresas de Marília e região interessadas em conquistar o mercado internacional têm agora uma nova oportunidade de capacitação. O Governo do Estado de São Paulo está com inscrições abertas, até 31 de julho, para o Exporta SP, programa gratuito e 100% online voltado a micro, pequenas e médias empresas, startups e produtores rurais.
A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a InvestSP, oferece três meses de formação, com dois encontros coletivos por semana, além de até quatro mentorias individuais com especialistas em comércio exterior e acompanhamento técnico de até dois anos. O objetivo é orientar empreendedores na formação de preços, adequação de produtos, inteligência comercial, marketing internacional, contratos e logística.
“Estamos incentivando os pequenos negócios a buscar novos mercados e mover a alavanca do desenvolvimento que gera renda e emprego”, afirma Jorge Lima, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. Já o presidente da InvestSP, Rui Gomes, lembra que os pequenos negócios “respondem por mais da metade dos empregos no Brasil e representam quase metade das empresas exportadoras. Com apoio e orientação, podem expandir suas fronteiras e faturamento”.
A capacitação é direcionada a empreendedores de todos os setores — indústria, agronegócio, serviços e tecnologia — e contempla acompanhamento técnico por até dois anos após o encerramento da formação. Até agora, mais de 1.150 empresas paulistas já foram atendidas pelo Exporta SP, número que deve ultrapassar 1.500 com a nova turma.
Na região de Marília, o programa representa uma oportunidade de qualificação para empresas que desejam diversificar mercados e expandir seus produtos e serviços para fora do país. A adesão é simples e pode ser feita pelo site da InvestSP: www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp.