Falta de adesão a sistema eletrônico impede desconto de até 40% em multas

Emdurb afirma em nota que a não adesão se dá por incompatibilidade de sistema. (Foto: Assessoria)

Os condutores de Marília que cometeram infrações de trânsito atualmente não conseguem obter descontos de 40% nas multas devido à Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília) não ter aderido ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica). Esse serviço permite que donos de veículos acessem reduções nos valores das penalidades.

Para se qualificar para o desconto, os motoristas devem reconhecer a infração e renunciar da opção de apresentar defesa ou recorrer à notificação. No entanto, a ausência do cadastro da Emdurb no sistema impede que marilienses usufruam desse benefício.

Em resposta à situação, a Emdurb afirmou que a questão não é apenas de regularização, mas um desafio enfrentado por inúmeras agências de trânsito devido à incompatibilidade sistêmica. “A regularização é essencial para todos os órgãos de trânsito. Esse processo tem encontrado obstáculos na maioria das agências de trânsito devido a problemas de incompatibilidade sistêmica”, afirmou o comunicado.

O comunicado afirma ainda que pouco mais de 20 agências aderiram ao SNE, sendo que a expectativa seria de chegar a aproximadamente 50. “No entanto, no estado, há mais de 350 órgãos de trânsito. Menos de 6% dos órgãos de trânsito concluíram com sucesso o processo de adesão. Esses números destacam as dificuldades enfrentadas por todas as agências na resolução dos problemas”, consta no informe enviado a pedido do jornal O DIA.

Por fim, a Emdurb enfatizou seu compromisso, assim como o de outras agências de trânsito, em abordar todos os desafios e garantir a adoção e implementação rápidas do sistema, mas não deu prazo certo para tal efetivação.

Leia também