quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
☁️ 21°C

Famílias de pacientes correm risco de cair em golpes, alerta Santa Casa de Pompeia

Instalações da Santa Casa; hospital alerta sobre prática de golpes com pacientes (Foto: Santa Casa de Pompeia)

A Santa Casa de Pompeia faz um alerta aos familiares com pacientes internados no local para que fiquem atentos a possíveis contatos a respeito de pagamento para efetivar uma internação. De acordo com a administração do hospital, criminosos estão se passando por funcionários da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) e se identificando como médicos reguladores para a prática de golpes.

Segundo o provedor da Santa Casa, Alair Mendes Fragoso, os suspeitos pedem transferência de dinheiro para viabilizarem os possíveis procedimentos médicos com o paciente. “Geralmente quem tem um familiar internado está numa situação sensível e não presta atenção, pois o procedimento não é esse”, alertou Alair. “Nenhum funcionário da Cross pede as informações pessoais do paciente e tampouco telefona para familiares”, destaca o provedor.

Em alguns casos, os golpistas também telefonam para o hospital em busca de dados de pacientes e, quando não conseguem, ficam sabendo por terceiros que alguém está internado. “Aqui em Pompeia, não passamos esse tipo de informação para qualquer pessoa, pois somos todos informatizados”, explicou Fragoso ao tranquilizar os familiares dos pacientes que estão na Santa Casa.

A administração do hospital também explica que, na ocorrência de qualquer instabilidade do sistema, a Cross emite um comunicado específico. “Caso haja o contato telefônico de alguém se passando por alguém da Cross, desconsidere e, se houver insistência, procure uma delegacia de polícia”, orientou Alair.

Ano a ano, os hospitais vêm chamando a atenção para a prática criminosa dos estelionatários. O Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo já emitiu vários comunicados aos estabelecimentos de saúde, sugerindo o alerta aos familiares dos pacientes no ato da internação para que não deem qualquer valor solicitado em nome do hospital.

Leia também