Famílias recebem chaves para morar no Residencial dos Ipês com insenções

77 famílias do Residencial dos Ipês, em Pompeia, receberam no último fim de semana as chaves de aquisição das moradias, dentro do Programa Nossa Casa, que prevê, com parceria entre governos e a iniciativa privada, a construção de empreendimentos voltados para a habitação de interesse social.

As casas são para família com renda de até três salários mínimos, que moram ou trabalham na cidade e negociadas a preços abaixo do mercado e de forma mais acessível.

O morador João Gabriel, de 22 anos, diz que foi um sonho realizado.

“Foi muito batalhada, muito sofrida, mas todo mundo merece a sua casa própria. É muito gratificante.”

As 77 novas residências são compostas por dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e são entregues com laje, piso frio e área de serviço coberta.

O programa funciona assim: as prefeituras fazem a oferta dos terrenos e, por meio de licitação pública, é definida a empresa privada responsável por desenvolver o empreendimento.

A vencedora da disputa constrói as unidades habitacionais e destina parte delas à preço social, ou seja, com valor bem reduzido em relação ao preço normal.

O outro restante das casas pode comercializado pela empresa a preço de mercado.

Segundo a Prefeitura de Pompeia, os novos moradores do residencial também receberam a isenção de Iptu (Imposto Predial e Territorial Urbano) por três anos e de Itbi (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis), tributo que deve ser pago quando ocorre o processo de compra e venda de um imóvel.

Leia também