Fatec de Pompeia participa do Hackathon, na Unesp de Botucatu

Fatec de Pompeia conta com 120 vagas. Foto: Centro Paula Souza

Estudantes da Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Shunji Nishimura”, de Pompeia, participaram na última semana da 4ª edição do Hackathon, no campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (Universidade Estadual Paulista) “Júlio de Mesquita Filho”, em Botucatu. O evento reuniu mentes inovadoras e empreendedoras do setor agroflorestal, em busca de soluções para o tema “Como Otimizar Custos e Tornar Ambientalmente Mais Sustentável a Produção Agroflorestal”.

Equipes de até oito pessoas inscreveram trabalhos em duas trilhas. A primeira, “Expedição IoT (Internet of Things)”, abordou soluções tecnológicas de eficiência e precisão no plantio agroflorestal e abriu espaço para discussões sobre mecanização da silvicultura, automações, inovação, conectividade no campo, coleta e análise de dados.

A segunda, “Soluções Sustentáveis”, debateu a conciliação da otimização de custos e a manutenção da biodiversidade em sistemas integrados da produção agroflorestal com a utilização de produtos biotecnológicos, tecnologias de pegada de carbono, ESG (Environmental, Social and Governance) e automatização no monitoramento de pragas e doenças.

Os representantes da Fatec de Pompeia estiveram no evento entre as dez equipes dos principais centros educacionais do Brasil. Cada time precisou desenvolver uma proposta de inovação e foi avaliado por uma banca formada por educadores, pesquisadores e pessoas influentes no mercado.

“Inscrevemos o trabalho sobre a otimização de logística de entrega de mudas de eucalipto. Consideramos a eficiência no processo de expedição de modo a dar visibilidade às informações para uma melhor tomada de decisão”, explica o professor Hannes Fischer.

Leia também