Fechamento de estação ecológica de Marília é prorrogado

O fechamento de 81 unidades de conservação do estado de São Paulo, incluindo a de Marília, foi prorrogado até o dia 29 após reunião do gabinete de crise criado para fortalecer o combate às queimadas. Segundo material divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, a decisão tomada no último dia 11 é devido à continuidade das condições climáticas de risco nos próximos dias. As estações ecológicas estão fechadas desde o dia 1º de setembro para proteger a população e manter o foco total na prevenção a incêndios nessas áreas de preservação. 

A estação ecológica de Marília fica localizada no quilômetro 223 da rodovia BR-153 (Transbrasiliana), na região Norte, no limite do município com Guaimbê. Ela tem 607,4 hectares e fica em torno do rio Tibiriçá. Na área protegida, são conhecidas 277 espécies vegetais nativas, como peroba-rosa, ipê felpudo, cedro-rosa, além de peixes, mamíferos, répteis, aves, onça parda e jaguatirica. Na flora, são 129 espécies, pertencentes a 45 famílias, sendo seis listadas em alguma categoria de ameaça.

A secretaria estadual explica que durante o período de fechamento das unidades de conservação, todas as equipes destes locais continuarão a se dedicar exclusivamente ao monitoramento territorial, combate a incêndios, sensibilização das comunidades dos entornos e apoios administrativos e logísticos.

Leia também