Os eleitores de Vera Cruz conheceram no início deste mês, no dia 2, o último pré-candidato que irá concorrer a uma vaga no Executivo nas Eleições 2024. A escolha foi feita de forma isolada pela Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT (Partido dos Trabalhadores), PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e PV (Partido Verde).
Matheus Guerreiro Catasse como prefeito e Fernando Garcia Simon como vice são os nomes escolhidos pela chapa. Além deles, oito pessoas vão concorrer ao Legislativo municipal, sendo três mulheres.
Matheus é veracruzense, tem 29 anos e é engenheiro agrônomo. Iniciou a carreira política quando foi eleito suplente de vereador e coordenou a elaboração do Plano Diretor de Vera Cruz, que setorizou a cidade em cinco regiões. De acordo com o pré-candidato, a campanha dele será com foco no desenvolvimento sustentável e proteção ambiental.
A federação composta pelos três partidos foi aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2022. Foi o primeiro pedido de constituição desse tipo após a criação do instituto pela Reforma Eleitoral de 2021. Durante os quatro anos da próxima legislatura (2023-2026), as agremiações atuarão em conjunto como um único ente partidário nas eleições municipais, estaduais, distritais ou federais.
Com essa última convenção realizada em Vera Cruz, a cidade poderá ter quatro candidatos na disputa por um lugar na prefeitura. Rodolfo Davoli, do Republicanos; Paulo Haraguchi, do Mobiliza; e Renata Devito, pela Federação PSDB Cidadania, completam a lista na cidade.