Fila de transplantes pode ser consultada em aplicativo do Poupatempo

O Governo de São Paulo agora oferece uma nova facilidade para pacientes que estão à espera de um transplante de órgão ou tecido. Desde a última sexta-feira (13), a posição na fila pode ser consultada pelo aplicativo do Poupatempo, disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS.

Com a nova ferramenta desenvolvida por meio do programa de Saúde Digital da SES (Secretaria de Estado da Saúde), os pacientes terão mais agilidade e transparência no processo, acompanhando de forma intuitiva e prática o andamento de seu cadastro e atualizações. 

TRANSPLANTES

No estado de São Paulo, atualmente, mais de 24 mil pessoas aguardam na fila por um transplante de órgão ou tecido. O Sistema Estadual de Transplantes adota critérios como gravidade do caso, tempo de espera e compatibilidade para garantir uma distribuição justa.

Compete à Central de Transplantes realizar a gestão do cadastro técnico dos potenciais receptores que aguardam por um transplante no Estado. 

Além disso, a central estadual realiza a distribuição dos órgãos de todos os doadores viabilizados, seguindo critérios técnicos definidos por lei para gerar a seleção dos potenciais receptores aptos a receber o transplante. 

Alguns destes critérios consideram: igualdade do grupo sanguíneo ABO seguido de compatibilidade; o tempo de inscrição do receptor (classificação por ordem cronológica de inscrição); relação antropométricas (como peso e altura) entre doador e receptor e, para casos graves, com risco iminente de morte, situações de priorização.

Leia também