Outro título: Filme considerado um dos 100 melhores de todos os tempos será exibido pelo MIS
O clássico do cinema nacional “A Hora da Estrela” será exibido gratuitamente nesta quinta-feira (13), às 20h, no Complexo Cultural Braz Alécio, em Marília. A ação é promovida pelo MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. Considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, o longa é inspirado na obra homônima da escritora Clarice Lispector – um dos livros mais vendidos e cultuados da autora.
Dirigido por Suzana Amaral e lançado em 1985, o filme traz a história de Macabéa (Marcélia Cartaxo), uma mulher nordestina que mal tem consciência de existir. Depois de perder uma velha tia, seu único elo com o mundo, ela viaja para o Rio de Janeiro, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio.
Ela apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus (José Dumont), um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante que lhe prevê um futuro luminoso, diferente do que a espera.
No elenco, o longa conta com outros grandes nomes do cinema brasileiro, como Fernanda Montenegro, Tamara Taxman e Umberto Magnani.
A sessão gratuita será na Sala Municipal de Projeção no Complexo Cultural Braz Alécio, localizada na avenida Sampaio Vidal, 245, piso superior.
MÚSICA /Já na sexta-feira (14), às 20h, os moradores de Marília e região poderão assistir ao show gratuito da Banda Cataia no Teatro Municipal.
Na apresentação, nomeada de “Mestiço”, os músicos exibem um repertório autoral juntamente “com releituras de outras composições brasileiras como Gonzagão, Gilberto Gil e outros ícones da atualidade musical, criando arranjos que recebem desde pads eletrônicos, percussões africanas, guitarras e chega à viola caipira”, informa a banda.
O show ainda inclui ritmos como bumba meu boi, cirandas, coco de roda, que também recebem a mistura de sax, flautas, contrabaixo, alfaias e diversas percussões.