Dois anos depois de uma fiscalização conjunta entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Governo de São Paulo em viveiros de mudas de Herculândia, servidores federais voltaram ao município para verificar a situação e encontraram, mais uma vez, irregularidades. Foram fiscalizados produtores e comerciantes de mudas, lavrados três autos de infração e apreendidas 19.576 mudas de espécies frutíferas e ornamentais.
A documentação apresentada pelos estabelecimentos averiguados, para comprovação de origem das mudas, foi analisada na regional do Ministério da Agricultura e Pecuária, em Marília, após as fiscalizações nos locais. Porém, novas irregularidades foram detectadas e resultaram na emissão de novos autos de infração contra estabelecimentos produtores e comerciantes de mudas dos estados de São Paulo e Paraíba.
A equipe de fiscais informou que não foram encontradas mudas de citrus nos viveiros, o que é considerado positivo. O plantio de mudas sadias, produzidas e transportadas de forma legal, é umas das principais medidas de controle de doenças cítricas, incluindo o greening. Essa doença é transmitida por bactéria e causa a morte de plantas cítricas.
Herculândia é tradicionalmente conhecida por possuir grande quantidade de viveiros de produção de diversas espécies ornamentais, florestais e frutíferas. É um importante polo produtor de mudas, no entanto, o índice de conformidade em relação ao cumprimento da legislação de produção e comércio ainda é baixo. Em julho de 2022, uma ação fiscal conjunta entre União e governo estadual precisou de apoio policial porque fiscais foram ameaçados e impedidos de deixar uma propriedade.
Para manter o viveiro regular, os produtores precisam estar inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas, inscrever a produção no Ministério da Agricultura e Pecuária e providenciar o envio periódico dos relatórios de produção. De acordo com a pasta, existem hoje no Estado 1.089 produtores inscritos no sistema, mas apenas 349 estão regulares para a produção das mudas. O restante pode não estar exercendo a atividade ou estão irregulares.