Fiscalizações contra a embriaguez ao volante são intensificadas em Marília

As fiscalizações contra o consumo de álcool, combinado com a direção de veículos, estão intensificadas durante a Semana Nacional de Trânsito, em Marília. De acordo com o programa “Operações Direção Segura Integrada”, essas ações serão realizadas em regiões com grandes índices de sinistros de trânsito e também em localidades que concentram bares e baladas, além das rodovias que passam principalmente pela região Norte da cidade.

Recentemente uma operação foi realizada, com o registro de 16 recusas de motoristas ao teste do bafômetro e 14 autuações por direção sob influência de álcool. A fiscalização abordou 118 veículos e contou com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Dirigir sob o efeito de álcool é considerado infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. O valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a multa é aplicada em dobro, ou seja, no valor de R$ 5.869,40 e o motorista poderá ter a CNH cassada.

Só no último mês, o Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo) fiscalizou 42.862 veículos durante 57 operações em 45 cidades do Estado. As fiscalizações resultaram em 1.395 autuações por alcoolemia, sendo 1.317 recusas ao teste do bafômetro, 75 por direção sob a influência de álcool e três por crime de trânsito. Os números de agosto confirmam a tendência de aumento, já que no mês anterior foram 37.723 veículos fiscalizados, durante 51 operações, resultando em 1.354 autuações por alcoolemia.

Leia também