sábado, 2
de
agosto
de
2025
🌞 14°C

Força-tarefa retira mais de 6 mil mudas irregulares em Herculândia

21 propriedades de Herculândia foram fiscalizadas pelos agrônomos e técnicos da secretaria estadual da Agricultura - Foto: Defesa Agropecuária

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizou uma força-tarefa no município de Herculândia entre os dias 24 e 28 de março, como parte das ações de combate ao Greening (HLB), doença que afeta plantações de citros. A operação foi conduzida por meio do Programa Estadual de Sanidade na Produção de Materiais de Propagação.

Durante a ação, foram fiscalizados 21 estabelecimentos, dos quais 17 foram alvo de denúncias. Oito locais foram autuados por comercializarem mudas irregulares e uma notificação foi emitida para eliminação de uma planta adulta com sintomas da doença. Ao todo, 6.085 mudas foram retiradas de circulação por não estarem em conformidade com as normas fitossanitárias.

O Greening é considerado uma das doenças mais destrutivas para a citricultura, e a atuação da CDA busca impedir sua propagação no Estado. A força-tarefa integra um conjunto de medidas contínuas voltadas à sanidade vegetal e à proteção da produção agrícola paulista.

“Essa é a quinta intervenção que fazemos em Herculândia, um dos maiores distribuidores de mudas cítricas do Estado e o resultado, a partir dos números, mostra que as atividades de fiscalização, mas, sobretudo, as de educação sanitária, vêm surtindo efeito a partir da conscientização dos produtores que parecem entender cada vez mais a importância de combatermos o Greening para a manutenção do parque citrícola paulista”, comenta Alexandre Paloschi, engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal.

“Importante frisarmos também o papel da população que tem feito uso do canal de denúncias, aumentando assim nosso poder de atuação diante das irregularidades”, avalia o gerente do Programa Estadual de Sanidade na Produção de Materiais de Propagação, Valentim Scalon.

O canal de denúncias é uma iniciativa do Governo de São Paulo e tem como objetivo informar à Defesa Agropecuária a localização de pomares de citros abandonados ou mal manejados. A partir dessas informações, são realizadas ações de educação, conscientização e, quando necessário, fiscalização para garantir o controle da doença.

Outras informações podem ser encontradas no site da Defesa Agropecuária: www.defesa.agricultura.sp.gov.br.

Leia também