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Formação Bolsa Cuidador promove inclusão e apoio a pessoas com TEA em Vera Cruz

Foto: Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Vera Cruz, por meio da Diretoria de Educação, promoveu na terça-feira (22) um momento de aprendizado e troca de experiências com a Formação Bolsa Cuidador, voltada a profissionais que atuam diretamente no cuidado de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A abertura foi conduzida pela assistente social da Educação, Regina Cescon, que apresentou a proposta do encontro e reforçou sua relevância e o impacto positivo no cotidiano escolar e familiar de crianças e adolescentes com TEA.

A primeira parte da manhã foi dedicada às vivências reais. O estudante Miguel Teixeira Polastro, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Garça, compartilhou sua trajetória ao lado da mãe, destacando os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e o papel essencial das cuidadoras em sua jornada. Em seguida, os participantes assistiram à entrevista de Felipe de Oliveira Justo, jovem autista que se formou em Letras pela UPF (Universidade de Passo Fundo). O depoimento, que integra a série documental Superação, da UPFTV (TV Universitária da Universidade de Passo Fundo), emocionou a todos ao mostrar que a inclusão é possível quando há acolhimento, respeito e apoio.

A partir dessas histórias, as cuidadoras foram convidadas a refletir sobre as características do transtorno no ambiente escolar e a importância da construção de redes de apoio, como a formação de grupos colaborativos para troca de experiências e fortalecimento mútuo.

Na segunda parte do encontro, realizada das 10h30 às 13h, os participantes mergulharam na construção de conceitos e práticas. Uma atividade reflexiva abordou as diferenças entre birras e crises sensoriais — um dos temas mais delicados do dia a dia. Também foram discutidas as dificuldades recorrentes enfrentadas pelas cuidadoras e apresentadas estratégias de autorregulação, tanto para os alunos quanto para os próprios profissionais, como forma de promover um ambiente mais acolhedor e equilibrado.

A formação reafirma o compromisso da gestão com uma educação cada vez mais inclusiva e empática, reconhecendo o papel fundamental das cuidadoras no desenvolvimento, bem-estar e autonomia das pessoas com autismo.

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