Uma forte ventania atingiu Marília nesta segunda-feira (22), causando uma série de transtornos e deixando a cidade em estado de alerta. A Prefeitura de Marília, por meio da Defesa Civil, está mobilizada para avaliar os estragos, que incluem queda de árvores, galhos, toldos e totens em diversos pontos. Não há notificação de feridos até o momento.
As equipes da Defesa Civil estão nas ruas realizando um levantamento das situações mais graves e prioritárias para solicitar o suporte necessário e mitigar os riscos à população. A Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília) também atua com equipes de manutenção e agentes de trânsito, devido à oscilação de energia em semáforos e à obstrução de vias por árvores e galhos caídos.
Entre os prejuízos já confirmados, a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, localizada na avenida Santo Antônio, teve o atendimento ao público suspenso hoje após o rompimento de uma caixa d’água que alagou uma das salas do prédio.
Como medida de precaução, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos solicitou que a população evite visitas e passeios no Bosque Municipal. O local registrou a queda de muitas árvores, tanto em seu interior quanto na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, que margeia o espaço.
ALERTA /No último sábado (20), a Defesa Civil do Estado de São Paulo já havia emitido um alerta sobre uma mudança brusca no tempo, prevendo a chegada de uma frente fria com potencial para tempestades severas, ventos fortes, raios e até granizo a partir da noite de domingo (21).
Para esta segunda-feira, a previsão estadual confirmou um quadro de instabilidade generalizada, com chuvas intensas em todo o território paulista. Diante deste cenário, o Governo de São Paulo mobilizou um Gabinete de Crise da Operação SP Sempre Alerta Chuvas, reunindo representantes de concessionárias de energia, Sabesp, Corpo de Bombeiros e outros órgãos para garantir uma pronta resposta a ocorrências graves.
A previsão indica que o tempo começa a se estabilizar na terça-feira (23), mas com uma queda acentuada nas temperaturas. Em Marília, a mínima prevista é de 13°C.
ATENDIMENTO /A Prefeitura de Marília orienta a população a entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp (14) 98194-1828 para atendimentos de segunda a sexta, das 7h às 19h. Fora desse horário, o atendimento é virtual.
Em casos de emergência, a orientação é ligar primeiro para o Corpo de Bombeiros, no número 193, que atua em conjunto com a Defesa Civil em sinistros.