Com a previsão de uma forte onda de frio nesta semana, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, intensifica as ações de acolhimento e proteção à população em situação de rua, considerada a mais vulnerável neste período. Desde terça-feira (27), a Casa Cidadã — principal espaço de acolhimento do município — passou a funcionar 24 horas por dia, com equipe técnica especializada para garantir atendimento digno, humanizado e imediato.
A equipe de abordagem social, em conjunto com o Centro Pop, também amplia seu trabalho, adotando o regime de plantão 12 por 36 horas, possibilitando maior alcance e agilidade no atendimento durante as madrugadas frias..
“Nós, enquanto Secretaria de Assistência Social e Cidadania, juntamente com a equipe de abordagem social, o Centro Pop e a Casa Cidadã, estamos nos reorganizando para atender de forma adequada a população em situação de rua neste período de frio. O acolhimento será imediato e contamos com uma equipe técnica preparada para esse atendimento”, destacou a secretária Hélide Parrera.
As ações se tornam ainda mais urgentes diante da previsão meteorológica para os próximos dias: a partir de quarta-feira (28), uma massa de ar polar começa a atingir o Sul e o Sudeste do Brasil. Em Marília e região, o frio deve se intensificar entre quinta (29) e sexta-feira (30), quando são esperadas as temperaturas mais baixas. Uma segunda onda de ar polar está prevista para os primeiros dias de junho, mantendo o frio intenso até pelo menos o dia 3.
O Centro Pop e Equipe de Abordagem Social ficam na avenida Brasil, 518, Centro, enquanto a Casa Cidadã está localizada na rua Paraíba, 674.