Gestantes receberão orientação sobre saúde bucal em Ubirajara

Orientação será realizada no Cras, no bairro Nova Ubirajara, na próxima terça-feira. Foto: Assessoria de Imprensa

Gestantes de Ubirajara e região poderão participar, na próxima terça-feira (28), da orientação sobre a importância da saúde bucal durante a gravidez. A apresentação será realizada às 9h, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que fica na rua Moysés Cury de Queiroz, 33, no bairro Nova Ubirajara.

A ação faz parte do projeto “Gestar e Cuidar”, promovido pela prefeitura e o setor municipal de Saúde com as moradoras gestantes da cidade. Entre os temas abordados, será esclarecido às participantes como as infecções no corpo podem prejudicar a gravidez, incluindo aquelas relacionadas à boca.

De acordo com a cartilha “Saúde Bucal da Gestante”, lançada pelo Ministério da Saúde em 2022, algumas doenças bucais, como na gengiva, ao redor do dente e a cárie, podem aumentar o risco de complicações e influenciar no nascimento do bebê.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Ubirajara registrou mais de 70 nascimentos em 2022. Entre os 40 óbitos no mesmo ano, dois são de crianças com menos de um ano de idade. O órgão não mostra dados sobre natimortos na cidade, que é quando o feto morre dentro do útero da mãe ou durante o parto, após a 23ª semana de gestação.

O Ministério da Saúde destaca que é falsa a informação de que é melhor evitar o tratamento odontológico durante a gravidez. A pasta informa que o atendimento pode ser feito em qualquer fase da gestação, principalmente nos casos de dor. No entanto, o segundo trimestre é o melhor momento para as mulheres realizarem o tratamento odontológico, pois já diminuíram os enjoos e a posição na cadeira do dentista não gera tanto incômodo.

Leia também