Em 2025, o município de Quintana registrou avanços expressivos em diferentes áreas da administração pública, segundo balanço apresentado pelo prefeito Fernando Itapuã. Educação, saúde, infraestrutura e gestão fiscal foram alguns dos setores destacados pelo chefe do Executivo, que atribui os resultados a investimentos contínuos e a políticas implementadas ao longo de seus mandatos. De acordo com o prefeito, o cenário atual reflete a recuperação dos indicadores após a pandemia e aponta para um período de crescimento e consolidação dos serviços oferecidos à população.
Segundo o prefeito, índices que haviam caído no período da pandemia, como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), apresentaram avanço significativo. De acordo com ele, ao encerrar seu segundo mandato, em 2016, Quintana registrava um dos maiores índices educacionais do país, com Ideb de 7,8. A expectativa é que o município volte a alcançar esse patamar. No Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), Quintana já atingiu as metas estabelecidas e também conquistou o Selo Ouro em Educação.
Na área da Saúde, Itapuã ressaltou o esforço da administração para manter e ampliar programas de exames e melhorias nos serviços oferecidos à população. O prefeito destacou que 2025 foi um ano desafiador, marcado pela seca no início do ano e pelas chuvas no final, mas afirmou que a Prefeitura encerrará o exercício com as contas em dia.
EDUCAÇÃO /O Plano Municipal pela Primeira Infância, aprovado pela Câmara Municipal em 2025, vinha sendo elaborado desde 2009. Itapuã destacou investimentos estruturais realizados ao longo de seus mandatos, como a ampliação da rede escolar. “Quando assumi a Prefeitura, o município contava com apenas duas escolas. Nós construímos mais cinco unidades em pontos estratégicos da cidade”, afirmou.
No terceiro mandato, iniciado em 2021, a Prefeitura implantou gratuitamente o padrão Sesi (Serviço Social da Indústria) de ensino, custeado pelo município. Uma das iniciativas destacadas foi a criação de uma escola exclusiva para alfabetização, atendendo alunos do 1º e 2º anos. O objetivo, segundo o prefeito, é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental.
O prefeito também enfatizou a valorização dos profissionais da educação. “Quintana, que antes possuía um dos piores salários para professores da região, passou a oferecer uma das melhores remunerações. Entre 2021 e 2025, os professores receberam mais de 60% de aumento salarial, além de mais de 100% de reajuste no vale-alimentação e avanços na progressão acadêmica”, salientou.
O ensino no município também foi digitalizado, com uso de tablets, caderneta digital, aulas de robótica e informática. Os alunos são avaliados semanalmente.
SAÚDE /Na Saúde, o município mantém um laboratório próprio que realiza exames gratuitos, com destaque para a agilidade no atendimento em casos de pacientes com suspeita de dengue. A Prefeitura investe fortemente em ações preventivas, como campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, além de programas voltados a mulheres, homens e gestantes. Todos os anos, os moradores têm acesso a exames como hemograma completo, custeados pelo município.
A administração também disponibiliza empréstimo de cadeiras de rodas, cadeiras de banho e muletas para a população, além de manter programas voltados aos idosos. O CCI (Centro de Convivência do Idoso) oferece atividades de lazer e integração social, enquanto políticas específicas buscam atender a chamada “quarta idade”, formada por pessoas com mais de 80 anos.
“Quintana apresenta taxa de natalidade superior à de mortalidade, indo na contramão da tendência nacional, o que indica crescimento populacional e expansão do município”, comentou.
INFRAESTRUTURA /Na área de infraestrutura, a Prefeitura autorizou um investimento de R$ 5 milhões em recapeamento asfáltico. “As obras abrangem novas ruas, interligações de avenidas e bairros, além da pavimentação de áreas recentemente abertas”, explicou. O prefeito também mencionou problemas na estrada vicinal que liga Quintana a Borá, cuja obra, segundo ele, foi mal executada pelo Estado. O município ingressou com ação judicial para corrigir a situação.
Ao comentar o cenário nacional, Itapuã afirmou esperar que, em 2026, o país registre aumento do PIB e retomada da industrialização, além de redução das taxas de juros. Ele defendeu uma mudança no rumo da economia e pregou o fim do radicalismo político, tanto à esquerda quanto à direita.