O Ministério dos Transportes definiu o cronograma para a nova etapa de concessão da BR-153 em São Paulo, no trecho entre Icém e Ourinhos, que passará por um processo de otimização contratual. O projeto, considerado estratégico para o transporte de cargas e passageiros no país, tem publicação de edital prevista para julho de 2026 e leilão marcado para outubro do mesmo ano.
Apesar da definição das datas, o governo ressalta que o avanço do processo depende de um acordo entre as partes envolvidas e da aprovação do TCU (Tribunal de Contas da União).
A BR-153 é um dos principais eixos longitudinais do Brasil. Em 2023, a região movimentou cerca de 5 milhões de toneladas de soja e 4,2 milhões de toneladas de milho, reforçando sua relevância para o agronegócio paulista e nacional.
O trecho a ser contemplado tem 321,6 quilômetros e prevê R$ 3,56 bilhões em Capex — os investimentos nas obras de duplicação e melhorias — e R$ 4,35 bilhões em Opex, que são os custos de operação e manutenção da rodovia ao longo da concessão. A estimativa é de 51.609 empregos gerados ao longo da concessão, considerando impactos diretos, indiretos e induzidos.
A proposta inclui 182,7 km de duplicação, 23,73 km de faixas adicionais e uma série de obras classificadas como “em revisão”, entre elas marginais, contornos, implantação de praças de pedágio, adequações em praças existentes e instalação de pórticos. O pacote também prevê 4 obras de arte especiais, 3 acessos e 11 interseções.
Com a otimização contratual e nova modelagem, o governo pretende ampliar a capacidade da rodovia e melhorar as condições de circulação no interior paulista. A expectativa é que, após a análise do TCU, o processo avance para as etapas seguintes em 2026.