O Hemocentro de Marília emitiu um alerta urgente nesta semana e convocou a população para uma campanha de doação de sangue devido à situação crítica de seus estoques, especialmente dos tipos O- e A-, que estão em nível crítico. De acordo com o último monitoramento, divulgado na segunda-feira (4), a unidade, que atende 110 municípios, opera com menos de 21% da capacidade ideal para os tipos sanguíneos com fator RH negativo, comprometendo cirurgias, tratamentos oncológicos e outros atendimentos de emergência.
Os tipos mais afetados são A- (negativo) e O- (negativo), que operam com apenas 20,8% da capacidade ideal, mas outros, como B- (33,3%) e A+ (34,2%), também se encontram em estado de alerta. Segundo a equipe técnica, a queda no número de doadores nas últimas semanas foi intensificada por fatores como as baixas temperaturas, o aumento de doenças respiratórias e o período de férias escolares. “Esse é um momento delicado, em que cada doação pode representar a diferença entre a vida e a morte para quem precisa. Contamos com a solidariedade da população”, reforça a direção do Hemocentro.
Os interessados em ajudar podem realizar a doação de segunda a sábado, das 7h às 13h, diretamente na sede do Hemocentro, localizada na rua Lourival Freire, 240, no bairro Fragata, região Sul. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos (sendo a primeira doação até os 60 anos), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não estar em jejum e apresentar um documento oficial com foto. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3434-2541 ou pelo WhatsApp (14) 99844-4509.