segunda-feira, 24
de
novembro
de
2025
☁️ 23°C

Hemocentro de Marília promove atividades especiais no Dia do Doador de Sangue

Dia do Doador de Sangue tem programação especial no Hemocentro. Foto: Divulgação/Rodrigo Nunes-MS

O Hemocentro de Marília realiza nesta terça-feira (25) uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue. As atividades ocorrem das 7h às 18h, com ambientação temática, música e café especial para quem comparecer para doar. A data, instituída pelo Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964, reconhece o papel fundamental dos doadores e reforça a importância da doação regular ao longo do ano.

O Hemocentro destaca que o sangue coletado é essencial para cirurgias, tratamentos contínuos e atendimentos em situações de emergência, como nas operações e simulações previstas no Plano de Atendimento Mútuo à Emergência. A doação também viabiliza a produção de medicamentos derivados do plasma.

Para incentivar a doação voluntária regular, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Doe Sangue. Você Pode”. A ação busca conscientizar a população sobre a necessidade de manter os estoques em níveis seguros, fundamentais para pacientes submetidos a cirurgias de grande porte, transplantes, tratamentos oncológicos e outras situações que exigem transfusões.

Em 2024, 1,6% da população brasileira doou sangue. Segundo dados do Ministério da Saúde, o estado de São Paulo coletou mais de 789 mil bolsas no ano passado, um aumento de 9,5% em relação a 2023.

Cada doação pode beneficiar vários pacientes, já que o sangue é separado em diferentes componentes — concentrado de hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado — utilizados em distintos tratamentos. Não há substitutos artificiais para o sangue humano, o que reforça a importância do ato solidário.

Para realizar a doação no Hemocentro de Marília, é necessário ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 quilos; estar em boas condições de saúde; apresentar documento oficial com foto e, no caso de menores de 18 anos, apresentar autorização dos responsáveis.

O Hemocentro orienta que os doadores façam alimentação leve antes da coleta e evitem refeições gordurosas nas horas que antecedem a doação.

Leia também