O Hemocentro de Marília, que atende toda a região, vai abrir no próximo domingo, dia 12 de janeiro, das 7h às 12h. Segundo a assessoria de imprensa do HC-Famema (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília), responsável pela unidade, neste mês, em razão das férias, as doações de sangue caem significativamente, prejudicando os estoques.
“Além de estar com atendimento normal de segunda a sábado, o Hemocentro preparou essa ação para o segundo domingo de janeiro. Afinal, a doação de sangue é essencial para o funcionamento adequado do sistema de saúde. Apenas uma doação pode salvar até quatro vidas, sendo o sangue utilizado em diversas situações de emergência, cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, anemias severas e em pacientes que necessitam de transfusões regulares, como os com leucemia. Além disso, os hemocomponentes, por exemplo, as plaquetas, são vitais para pacientes que enfrentam tratamentos agressivos contra o câncer”, destaca em nota.
Os voluntários que comparecem ao Hemocentro podem ainda fazer a doação de plaquetas, que é igualmente importante. Elas ajudam na coagulação e são frequentemente utilizadas em tratamentos de câncer e em cirurgias. Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 quilos, estar em bom estado de saúde, ter se alimentado adequadamente antes da doação, evitando alimentos gordurosos nas últimas horas, e dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
Alguns medicamentos podem impedir a doação temporariamente. Os doadores devem informar a medicação que estejam usando e respeitar o período de impedimento após a aplicação de vacinas e realização de cirurgias, tatuagens, piercing, endoscopias, entre outros procedimentos. O Hemocentro de Marília fica na rua Lourival Freire, 240, na região Sul, e o telefone para contato é o (14) 3434-2541.