Herculândia não tem previsão para receber a vacina contra a dengue

Marília receberá doses da Qdenga. Foto: Governo Federal

Apesar do registro de uma morte por dengue em fevereiro deste ano, Herculândia não está entre as cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para receber a vacina contra a doença. A pasta ampliou a quantidade de municípios que vão receber o imunizante, com distribuição desde a última sexta-feira (26).

Em Herculândia, a vítima é um homem entre 65 e 79 anos. Ele teve o início dos sintomas no dia 14 de fevereiro e morreu no dia 29 do mesmo mês. De acordo com informações do Painel de Monitoramento da Dengue, do Centro de Operações de Emergências da Vigilância Epidemiológica estadual, a cidade tem 55 casos confirmados.

O Ministério da Saúde informou que não é possível prever quando novas localidades serão selecionadas para receber as doses contra a dengue e diz que todas elas passam por avaliações dentro de critérios. São eles: ser um município com 100 mil habitantes ou mais; ter maior taxa de incidência anual média nos últimos 10 anos; ter predominância do tipo mais grave da doença; e ter grande quantidade de casos desde julho de 2023.

O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. Estão aptos para receber o imunizante pelo SUS (Sistema Único de Saúde) as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.

Na região, Marília é a cidade que mais vai receber doses que protege contra a doença. São 13.990, que serão distribuídas assim que o Estado repassar a remessa enviada pelo Governo Federal. O registro do imunizante foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em março de 2023.

Leia também