terça-feira, 12
de
novembro
de
2024
☁️ 19°C

Homem morre por meningite meningocócica em Marília

A Prefeitura de Marília divulgou, no final da tarde desta terça-feira (2), que foi registrado o primeiro óbito por meningite meningocócica na cidade em 2024. Trata-se de um homem de 58 anos que sofria de hipertensão arterial.

Segundo informações do Executivo, o paciente foi internado em 8 de janeiro deste ano, mas morreu no dia seguinte. O óbito estava, desde então, sob investigação para a conclusão da causa da morte.

“O município lamenta a perda e informa que, assim que houve a internação deste paciente, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília realizou o bloqueio que abrangeu toda a família. Neste caso, incluiu terapia medicamentosa a todos os que tiveram contatos próximos da vítima, conforme estabelece o protocolo. Tais ações, realizadas de forma oportuna, garantem que não ocorram a transmissão da doença, fazendo com que haja a interrupção do ciclo de propagação”, disse a prefeitura.

O Executivo ainda ressalta que a vacina contra meningite meningocócica C (conjugada) está no calendário vacinal e pode ser ofertada às crianças aos 3 meses, aos 5 meses e aos 12 meses de vida. Já os adolescentes de 11 a 14 anos podem receber a vacina meningocócica ACWY (conjugada).

De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

É causada, principalmente, por bactérias ou vírus. Mais raramente, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose. Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias.

Leia também