Horta Comunitária completa 20 anos de atuação e quer ampliar atividades

Horta Comunitária ajuda no sustento das famílias dos participantes da ação social. Foto: Divulgação

Um dos mais importantes projetos sociais da região Norte de Marília completa esse mês 20 anos de atuação na comunidade, quer ampliar atividades e já organiza uma comemoração para celebrar com voluntários e parceiros. A “Horta Comunitária Vinha do Senhor”, de iniciativa da paróquia Santa Antonieta e realizada no bairro com o mesmo nome, no entreposto da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais), vai desenvolver programação especial neste domingo, dia 30, que tem início com café da manhã e momento de oração.

Segundo o presidente da Horta Comunitária, Daniel Assis Scalco, durante a comemoração serão entregues certificados aos voluntários do projeto, como agradecimento. “Uma forma de agradecê-los por todos esses anos que eles têm nos ajudado. Após essa homenagem, teremos a missa, às 11h30, e logo depois um almoço de confraternização. Estamos esperando cerca de 100 pessoas, entre voluntários e parceiros.”

Atualmente, a Horta mantém o cultivo de alface, couve, salsa, cebolinha, cenoura, beterraba, mandioca, milho, abóbora, entre outros alimentos, que os participantes do projeto social levam para suas casas, ajudando no sustento das famílias. Às quartas-feiras é servido o Sopão, ligado à Horta, para 60 pessoas em situação de vulnerabilidade, no período da tarde, às 14h.

“Além dessa ação, temos o Semeando o Futuro, destinado às crianças da comunidade, que conta com apoio de alunos de psicologia da Unimar [Universidade de Marília], das 14h às 17h aos sábados, com várias atividades pedagógicas.”

O presidente comenta que a ideia é ainda esse ano implantar um novo projeto, voltado às plantas medicinais. Ações estão sendo planejadas e participantes vão aprender sobre o cultivo e uso dessas plantas, como erva cidreira, erva doce, guaco, boldo e hortelã. Também buscam apoio de empresas para melhorias na sede da Horta Comunitária.

Apoio de colaboradores é fundamental para desenvolvimento do trabalho

Em entrevista ao B, o presidente da Horta Comunitária, Daniel Assis Scalco, destaca que, para o desenvolvimento dos trabalhos, o apoio dos colaboradores é fundamental. “O Ceasa nos cedeu o espaço, os permissionários colaboram com alimentos, assim como contamos com apoio de empresas de diferentes segmentos, supermercados, clubes de serviço, cooperativa de crédito, prefeitura, universidades e pessoas físicas. Não temos renda, nosso trabalho é 100% voluntário, por isso as doações dos nossos colaboradores são fundamentais.”

Ele lembra que quando a área da Horta foi cedida para o projeto era “terra limpa, a céu aberto”. Com o seu conhecimento técnico agrícola, ensinou aos voluntários todo o processo para cultivo, do preparo do solo à colheita.

“Não tínhamos, por exemplo, um ambiente muito favorável para o cultivo de hortaliças, mas com a ajuda dos parceiros, conseguimos melhorar a estrutura, com estufa e sistema de irrigação. Hoje, a Horta Comunitária é um sucesso, um projeto que deu muito certo e vem colaborando com o sustento de muitas famílias nesses 20 anos de história. Com uma administração transparente, os resultados são alcançados, as portas se abrem e há confiança no trabalho desenvolvido.”

Os interessados em conhecer o projeto social “Horta Comunitária Vinha do Senhor” podem comparecer ao entreposto da Ceagesp, que fica avenida Reverendo Crisanto César, 209, no bairro Santa Antonieta, de segunda a sexta-feira.

Foto: Divulgação
Legenda horta 1: Voluntários durante trabalho na Horta Comunitária, projeto social da região Norte

Legenda horta 1.2: Horta Comunitária ajuda no sustento das famílias dos participantes da ação social

Legenda horta 2: Pessoas atendidas no projeto Sopão, realizado todas às quartas-feiras no período da tarde

Legenda horta 3: Crianças atendidas no projeto Semeando o Futuro, realizado em parceria com a Unimar

Leia também