Ideb mostra avanço apenas nos anos iniciais do ensino fundamental em Marília

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, na última quarta-feira (14), o Ideb 2023 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com resultados que mostram que o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental. Na região Centro-Oeste paulista, Marília e outros municípios também refletiram os resultados alcançados no país. 

De acordo com o indicador, o estado de São Paulo alcançou 6,5 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), resultado que ficou 0,2 pontos abaixo da meta estabelecida para o Estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º), a pontuação ficou abaixo da meta do Ideb projetada em todas as etapas de ensino: 5,4 pontos. Já o ensino médio registrou 4,5 pontos. 

Em Marília, a média dos alunos do ensino fundamental (1º ao 5º) aumentou para 6,9 em 2023, comparada aos 6,5 de 2021, mas ficou inferior aos 7,2 de 2019. Já em relação aos resultados do ensino fundamental II (6° e 7°), a média se manteve estável em relação a 2021 com 5,4 pontos, mas um pouco abaixo do indicador de 2019 com 5,5. A nota no ensino médio em 2023 foi de 4,6, igual a 2021 e abaixo dos 4,8 de 2019.

O Ideb, criado em 2007, é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Varia de 0 a 10, de modo que, quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.   

O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. Em janeiro de 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico (GT Novo Ideb), com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e das novas metas. 

ENSINO INTEGRAL

Entre diversas iniciativas, o MEC vem apoiando a criação de 3,2 milhões de novas vagas em tempo integral em todas as etapas de ensino, com investimento de R$ 12 bilhões até 2026.

Em relação ao crescimento de vagas no ensino integral, o país vem alçando a média. No balanço nacional, as matrículas declaradas pelas redes atingiram 96,5% da meta estabelecida pelo MEC, que é de 1 milhão de novas matrículas em tempo integral, no período 2023-2024. No estado de São Paulo, o número de matrículas em escolas de tempo integral foi de 1.871.385 de alunos, o que equivale a 27% do total de matrículas na educação básica, em 2023. 

Leia também