A rede municipal de ensino de Queiroz conquistou 94,2% no índice de alfabetização na avaliação do programa federal Criança Alfabetizada, com base no ano de 2023. A meta atingida ficou bem acima da nacional, de 56%, e da estadual, de 52%. Entre as cidades paulistas, a Educação de Queiroz ficou em 21º lugar.
O levantamento é feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) e revela o percentual de estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental com o padrão nacional de alfabetização, estabelecido pela pesquisa Alfabetiza Brasil. O indicador é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica.
O prefeito de Queiroz, Walter Rodrigo da Silva, destaca que o resultado é importante para um feedback atualizado da qualidade educacional. “Nossa gestão tem trabalhado muito para oferecer cada vez mais qualidade às nossas crianças. Gostaria de agradecer a equipe da Educação e os pais, que acompanham o desempenho dos filhos nas escolas”, destaca o prefeito.
De acordo com a secretária de Educação de Queiroz, Gislaine Rodrigues Agona, as informações mostram que os alunos do segundo ano leem palavras, frases e textos curtos, localizam informações explícitas em textos curtos, entre outras habilidades. “Gostaríamos de parabenizar toda equipe pelo trabalho árduo na aprendizagem das nossas crianças e agradecer por todo investimento na Educação de Queiroz. Esse resultado maravilhoso é a união de esforços”, ressalta a secretária.