Terminam nesta sexta-feira (13) as inscrições para participar do programa Frente de Trabalho, que proporciona renda aos profissionais de Queiroz que estão desempregados e em situação de vulnerabilidade social. Criado em 2021, através de uma Lei municipal, a ação auxilia cidadãos da cidade oferecendo serviços de necessidade do Executivo.
Os interessados em fazer parte do grupo devem procurar o Fundo Social de Solidariedade, das 7h às 17h, na rua Odilon Batista da Silva, 176. O programa Frente de Trabalho proporcionará ao longo de 2025 uma renda de R$ 800 aos participantes, que ficarão responsáveis pela limpeza geral, tanto de prédio quanto de logradouros públicos e vias de acesso, além da capinar praças e fazer o recolhimento de entulho, sob a ordem de diferentes setores municipais.
De acordo com a assistente social, Evelin Costa Santana, o programa auxilia Queiroz na questão de garantir os direitos mínimos sociais dos moradores. “É um instrumento universal no processo de inclusão, que visa garantir a sobrevivência dos cidadãos em sociedade com dignidade”, destaca a assistente social.
Para se inscrever, é necessário seguir alguns requisitos exigidos na Lei municipal: ter no mínimo 18 anos de idade; tempo de desemprego igual ou superior a um ano; renda por pessoa da família de até 50% do salário mínimo; e residir em Queiroz há pelo menos dois anos. Após a inscrição, o candidato passará por uma avaliação social, onde é levantada a situação atual de sobrevivência de cada um. Os selecionados serão aqueles que estiverem em maior situação vulnerável. De acordo com a Lei de criação do programa, a jornada de trabalho será de seis horas por dia, em quatro dias da semana. É adicionado no cronograma um dia de curso de qualificação profissional que será oferecido por instituições conveniadas ou contratadas pela prefeitura.