Já estão abertas as inscrições do chamamento público para a eleição de representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal da Juventude. Edital do processo eletivo foi publicado no Domm (Diário Oficial do Município de Marília) e o prazo para os candidatos se inscreverem segue até o dia 31 de julho, no link https://forms.gle/q8Ky42ZwP8wJGXCp6.
O chamamento, segundo o edital, é voltado para jovens com idade de 16 a 29 anos completos na data da inscrição. Eles devem atender a alguns requisitos, como: residir em Marília; não ser servidor público titular de cargo, emprego ou função pública; não exercer mandato eletivo; ser representantes de entidades do terceiro setor ligadas a questões da juventude, atuantes nas áreas da Educação e Movimento Estudantil, Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Diversidade Religiosa, Sexual e de Gênero, Racial e Étnica, e de movimentos ou organizações da juventude.
Conforme o edital, o Conselho é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – Gestão de Direitos Humanos e atende o que dispõe a Lei 8.744, de 9 de novembro de 2021. Ele é composto por 21 membros titulares, sendo dez representantes do Poder Público e 11 da sociedade civil. Para cada conselheiro titular será eleito também um conselheiro suplente.
A lista dos inscritos será divulgada em 5 de agosto, com análise da Comissão Eleitoral dos habilitados e elegíveis três dias depois. A votação está agendada para o dia 16 de agosto, das 9h às 17h, e é secreta e virtual, no link do google forms que será disponibilizado pela Comissão Eleitoral através da Gestão de Direitos Humanos. Serão considerados eleitores os residentes em Marília com idade de 16 a 29 anos completos na data da votação. Encerrada esta etapa, a contagem dos votos será imediatamente iniciada, sob responsabilidade da Comissão Eleitoral.
De acordo com o edital, a homologação do resultado final e a divulgação dos eleitos para o Conselho Municipal da Juventude ocorrem em 19 de agosto.