quinta-feira, 31
de
julho
de
2025
☁️ 13°C

IPTU pode ser pago à vista e por Pix até 13 de junho em Quintana

Prefeitura de Quintana prorroga data para pagamento à vista do IPTU 2025 (Foto: Divulgação)

Presente no calendário de despesas anuais obrigatórias de muitos brasileiros, os moradores de Quintana terão um prazo maior para pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) relativo ao exercício de 2025. Isso porque a prefeitura prorrogou para 13 de junho a data final para pagamento à vista do tributo em parcela única, que já está disponível para a população.

Este ano, segundo a administração municipal, os contribuintes poderão quitar o imposto por Pix, ao invés de pagar por boletos ou carnês, de modo a facilitar e agilizar o processo tanto para a prefeitura quanto para os cidadãos. O código Pix deve ser solicitado pelo WhatsApp (14) 3488-1188, que é também o telefone de contato oficial da Prefeitura de Quintana. O mesmo canal pode ser usado para esclarecer dúvidas ou obter mais informações.

IMPOSTO /O IPTU é cobrado anualmente de todos os proprietários de imóveis que estão em região considerada como urbana. Ou seja, é válido para apartamentos, casas ou salas comerciais.

Cada município cobra uma determinada quantia de acordo com o local em que está o imóvel. Em seguida, o IPTU é calculado tendo o valor venal (estimativa de preço que a prefeitura usa para calcular impostos, baseada em critérios como localização, características do imóvel e valor de mercado) do imóvel como base. Por fim, os municípios aplicam acréscimos, descontos e/ou alíquotas.

O imposto é reajustado todos os anos, considerando a valorização da localidade ou algum outro motivo estipulado pela legislação municipal. Contudo, o pagamento em atraso ou o não pagamento do IPTU deixará o proprietário sujeito à cobrança de acréscimos legais cabíveis, como multa, juros, atualização monetária e até honorários advocatícios em caso de inscrição em Dívida Ativa, além de custas judiciais em caso de execução judicial. Neste último caso, o contribuinte pode, inclusive, sofrer penhora de bens para quitação do valor devido.

Leia também