‘Junho Violeta’ reforça importância do combate à violência contra o idoso

Em Marília, já são mais de mil violações registradas somente em 2024. Foto: Matthias Zomer/Pexels

Como parte da campanha “Junho Violeta”, que visa conscientizar a população sobre a importância do combate à violência contra as pessoas idosas, a Prefeitura de Marília promove uma série de palestras, rodas de conversas e dinâmicas, de forma gratuita, em vários pontos do município.

A ação tem início nesta terça-feira (4), às 15h, no Cras Teotônio Vilela, localizado na zona Sul, com contação de história e trabalhos artísticos-artesanais promovidos pelo Grupo da Paz.
Já no dia 16 a ação se repete no mesmo local e horário, mas com a participação do Grupo Gratidão.

A programação ainda inclui palestra sobre violência contra o idoso, café cultural e outras dinâmicas. Todos os horários e locais constam no Instagram da administração municipal (@prefeiturademarilia).

NÚMEROS /Entre janeiro e maio deste ano, o Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, recebeu 74.620 mil denúncias e registrou 429.775 mil violações referentes às pessoas idosas. Os casos mais recorrentes incluem violências físicas, psicológicas, patrimoniais, sexuais, abandono e discriminação.

Apenas em Marília, neste período, já são 174 denúncias e 1.034 violações. “É muito importante que a população tenha consciência das violações mais recorrentes, saiba como identificar e como agir. Sem dúvidas fará diferença na resposta às ocorrências”, frisa o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Alexandre da Silva.

Leia também