terça-feira, 1
de
julho
de
2025
☁️ 13°C

Justiça Eleitoral suspende recontagem de votos da Câmara de Marília

Justiça Eleitoral de Marília - Foto: TRE-SP

A Justiça Eleitoral suspendeu a retotalização de votos da Câmara Municipal de Marília, que estava prevista para ser realizada na próxima segunda-feira (16), com recontagem do quociente eleitoral e partidário. O novo despacho foi publicado pelo juiz José Antonio Bernardo, da 70ª Zona Eleitoral.

No documento, o magistrado destaca que atende a uma decisão proferida em segunda instância, com liminar concedida, que culminou na suspensão temporária da recontagem. No entanto, o processo deve continuar normalmente em outros atos que não foram afetados pela liminar, como a análise de pedidos de esclarecimento e o recebimento de novos recursos.

A ação inicial é de autoria do ex-vereador José Carlos Albuquerque (Podemos) e resultou na anulação dos votos do partido acusado, bem como na inelegibilidade de seu presidente, Sandro Espadoto, por oito anos, por falha na fiscalização das regras eleitorais. De acordo com sentença do juiz José Antonio Bernardo, foi constatada fraude na cota de gênero por candidatas que não fizeram campanha efetiva em Marília.

Neste contexto, a composição do Legislativo mariliense pode sofrer alterações, com a vereadora Delegada Rossana Camacho (PSD) correndo o risco de perder sua cadeira para o policial militar aposentado José Carlos Albuquerque.

Leia também