Por meio do requerimento nº 1106/2025, a Câmara Municipal de Marília solicitou à Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), à Secretaria Municipal de Saúde e ao Hemocentro de Marília a realização de uma campanha para incentivar a doação de sangue na cidade.
A iniciativa, proposta pelo vereador Professor Galdino da Unimar (Cidadania), sugere como estímulo o desconto de, no mínimo, 10% — ou outro percentual a ser definido — no valor das multas de trânsito aplicadas pela Emdurb, desde que o motorista residente em Marília comprove a doação de sangue efetuada junto ao Hemocentro local.
Segundo o parlamentar, essa medida seria uma forma de valorizar o gesto solidário sem abrir mão da função educativa das penalidades de trânsito. “A intenção do cidadão deve respeitar os quesitos técnicos exigidos pelo órgão para que a pessoa possa proceder à doação de sangue. A medida, sem deixar de lado o caráter disciplinador da sanção imposta no trânsito, serviria como um estímulo ao munícipe, ora motorista, a realizar a doação, com seus benefícios, e conscientizando a sua importância do ato para a sociedade”, justifica.
Caso a sugestão seja considerada viável, o percentual de desconto poderia ser variável, de acordo com a gravidade da infração de trânsito, seguindo critérios que a Emdurb determinaria.
Galdino ainda ressalta que, frequentemente, o estoque de sangue do Hemocentro de Marília opera abaixo do ideal. “A ideia vem para fomentar a doação de sangue, plaquetas e medula, essencial para manter os estoques do hemocentro para os atendimentos de sangramentos agudos em casos de urgências e emergências. Também auxilia na realização de cirurgias de grande porte e tratamentos de doenças crônicas que frequentemente demandam transfusões sanguíneas, além da produção de medicamentos essenciais derivados do plasma”, conclui Galdino.